Acordeonista, cantor e compositor, natural de Pelotas – RS. É um dos mais respeitados músicos do sul do país. Atua também como produtor musical e arranjador e realiza intenso trabalho de pesquisa e composição da música gaúcha, remetendo o som regional do acordeom a uma linguagem contemporânea fazendo uma fusão entre o sul do Brasil e o resto do mundo.

Possui sete discos lançados, entre eles o disco instrumental “Cruzando a pampa” (2007), indicado pelo jornal Zero Hora como um dos cinco melhores discos do ano e vencedor do Prêmio Açorianos de música como melhor disco regional, e ainda “Cordeona-me” (2012), disco em parceria com o poeta Gujo Teixeira, igualmente contemplado no prêmio Açorianos como melhor disco regional.

O reconhecimento por sua atuação também veio através de importantes prêmios conquistados, entre estes, Prêmio Vitor Mateus Teixeira da Assembléia Legislativa do RS, seis prêmios açorianos como artista revelação, instrumentista e compositor regional e ainda duas indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2001 e 2010).

Neste ano de 2014, Maia apresenta o lançamento de um projeto de resgate de clássicos de grandes gaiteiros gaúchos, intitulado “A Gaita do Rio Grande”, e ainda prepara o lançamento do CD instrumental Janelas ao Sul, com participações especiais do acordeonista Bebê Kramer e do multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo e texto de apresentação de Toninho Ferragutti.

Luciano tem representado a música do Sul do Brasil em importantes projetos musicais no Brasil e na Europa. Recentemente apresentou-se a convite da embaixada brasileira em Londres, na Inglaterra, no projeto Memória Musical Brasileira, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Também excursionou em turnê pela Alemanha e França com o grupo instrumental Quartchêto, atuou como diretor musical do espetáculo Galpão Crioulo 30 anos da RBSTV e ainda atuou como solista do concerto Piazzolla Coreografado da Orquestra de Câmara da Fundarte.

Quando Luciano Maia sobe ao palco nos leva a um amplo universo sonoro que revela com bom gosto, toda musicalidade e regionalismo que seu talento abriga: peculiaridades que fazem dele um legítimo representante do acordeom brasileiro, naturalmente gaúcho.